O Infinito Humano: Expressão
Uma mensagem de Scott Rabalais
15 de Setembro 2010

A expressão criativa pode ser descrita como o pintor a pintar, o escritor a escrever e o cantor a cantar. Comummente, a expressão criativa é considerada uma demonstração artística e, geralmente, não é tida como aplicável às tarefas mais comuns ou mundanas.

A palavra “criativo”, nesta instância, pode ser definida como sendo original, imaginativa ou produtiva. A palavra “expressão” é derivada do termo latino que significa” pressionar para fora”. Então, o que é o processo pelo qual ocorre a expressão criativa? A expressão criativa aplica-se a todos os humanos ou unicamente àqueles que têm uma aptidão criativa? Como é que alguém se torna mais expressivo de modo criativo?

O ingrediente básico da existência é a luz. A luz é personificada para se tornar a alma, e a alma toma a forma humana para existir na terceira dimensão do planeta. A natureza da luz é criativa; ela flui, ela constrói, ela move-se e ela cria. Cada alma possui a sua própria expressão das qualidades da luz. Por outras palavras, a luz é “pressionada para fora” através da alma e para a realidade da terceira dimensão.

Por exemplo, o pintor que está a pintar está, na verdade, a expressar a luz. Enquanto os instrumentos do pintor podem ser considerados como a pintura, o pincel e a tela, todos os materiais são da luz. Num outro sentido, a luz flui através da sua alma para a sua consciência, transforma-se em pensamento e, de seguida, é aplicada à tela. As suas acções alimentam a luz que, por sua vez, expressam continuamente a sua alma e a sua consciência na tela. Trata-se do círculo da expressão criativa.

A expressão criativa é vista como energia a flutuar, dançando em várias formas e dimensões, e encontra raízes no trabalho do pintor. O pintor é um tradutor, transforma a luz para a tela para expressar a realidade tridimensional.

Quando estamos em expressão criativa, estamos a permitir que a luz seja transformada através de nós. Estamos a permitir que a alma fale, que realize o seu caminho para a realidade mental e/ou física. Estamos a reconhecer a luz e a apoiar o seu movimento através da existência. Nós somos a própria luz, e colaboramos com a criação conforme ela se move para diante. É em grande alegria que nos expressamos de forma criativa, e a expressão criativa traz-nos grande alegria.

A expressão criativa não está limitada a acções específicas. Nós somos seres de expressão criativa, e as nossas vidas são uma expressão criativa. Numa grande tela são lançadas as nossas vidas, obras de arte que são diferentes de qualquer outra. A expressão criativa pode, do mesmo modo, ser vista na mais simples das acções, tal como dar um passeio, contemplar o céu ou limpar o pó da mobília. Qualquer expressão da luz nas nossas vidas pode ser considerada como uma expressão da criatividade.

Cada ser humano pode experimentar a imensa alegria da expressão da criatividade. Nós e apenas nós monitorizamos o controlo das válvulas do fluxo da criatividade nas nossas vidas. As nossas almas, enquanto luz, estão sempre prontas para providenciar a inspiração para sermos mestres da criação, criando as magnificentes vidas e realidades para as quais somos chamados. Nós podemos construir famílias, carreiras, casas e interesses de forma criativa, e não há limites até onde a expressão da criatividade nos pode levar.

Na expressão criativa, nós tornamo-nos aquilo que nós expressamos. O pintor torna-se a pintura; é reconhecida uma unidade entre o criador e a coisa criada. O dançarino torna-se a dança, conforme a sua identidade se dissolve na perfeita expressão da dança. Perdemo-nos a nós mesmos na criação e tornamo-nos na própria criação.

As expressões criativas surgem naturalmente e são caracterizadas por uma graça e uma facilidade. Elas fluem em e através do ser humano. Se a expressão da criatividade do momento é esfregar o chão, então isso é feito com a atenção do momento e o resultado é a alegria na expressão energética. Existe alegria no simples fazer.

Outra expressão, pode ser a mais complexa construção de um prédio alto em colaboração com dezenas de trabalhadores. Seja esfregar o chão ou erguer um arranha-céus, existe uma facilidade e uma clareza com a qual se manifesta, tudo num harmonioso fluxo com todos os aspectos da actividade, incluindo todos os envolvidos no projecto criativo.

A expressão da criatividade encaixa-se sempre nas capacidades do indivíduo. Alguém que nunca tenha estudado música não será orientado para conduzir uma orquestra sinfónica. Uma pessoa sem capacidades atléticas não será levado para “quarterback”(1) numa equipa na Super Taça. A luz segue onde pode ser expressa de modo adequado; assim, aquele que for capaz de pintar, pintará. Alguém que seja capaz de escrever, escreverá, e assim por diante. A luz reconhece quem somos e o que somos capazes de expressar, e move-se de acordo.

Se tiver a ver com um indivíduo a expressão criativa de cantar, essa pessoa poderá ser impulsionada para ter lições de canto. A prática de cantar é uma expressão de criatividade em si mesma e pode conduzir a uma mais ampliada expressão de canto.

O processo da expressão criativa vem do cosmos infinito, do tudo-em-toda a existência. Vista como a luz, esta força é “afunilada” para a alma do indivíduo e, eventualmente, para uma expressão. Desta maneira, a pintura que foi expressa de modo criativo tem a sua origem na luz infinita que é o cosmos. Dentro de cada pincelada está a totalidade da existência.

Nós estamos neste planeta para nos expressarmos de modo criativo. Faz parte da nossa natureza dar a luz ao mundo. A nossa expressão é a maneira como escolhemos interagir e permitir que a luz se mova em e através de nós. Nós somos a própria luz e damos conteúdo e forma à luz numa grandiosa brincadeira.

Numa consciência superior percebemos que, tudo o que fazemos, é a expressão da criatividade. Nós precisamos unicamente de nos “afastarmos do caminho” para que esta expressão seja realizada. Ela é a nossa contribuição única para nós mesmos e para toda a humanidade. É uma dádiva para a existência e é a existência em si mesma.

Estando no modo de observação, mesmo quando em actividade, podemos sentar-nos como que numa margem de um rio e observar o rio a fluir. Esse rio é a expressão da criatividade da luz. Ele não fui unicamente perto de nós, ele flui através de nós. Esse rio de expressão é o que nós somos.


Direitos de Autor Scott Rabalais – É concedida permissão para copiar e distribuir este artigo de forma livre, na condição de que o nome do seu autor seja incluído no mesmo.

Tradução: Ana Belo - anatbelo@hotmail.com

1. – Posição no futebol americano e canadense.

Gostou! Indique para seus amigos.

|Topo da Página| - |Voltar Menu Outras Canalizações| - |Voltar Home|